Você está aqui: Página Inicial / Conteúdo

Projeto Providence: inovando os sistemas de monitoramento da biodiversidade

Monitorando a biodiversidade amazônica
publicado: 05/11/2019 18h22, última modificação: 29/01/2020 15h47


A perda de biodiversidade ainda é um processo crescente e uma consequência direta da perda e conversão de habitats em todo o mundo. Monitorar a fauna e a flora é, portanto, um processo fundamental para o planejamento e a conservação da biodiversidade.

O monitoramento requer a participação de especialistas em campo, o uso de equipamentos e metodologia específica, assim como o deslocamento e a permanência frequente em áreas remotas. Ao longo das últimas décadas, as novas tecnologias de sensoriamento remoto e de aeronaves científicas começaram a ser usadas para fornecer grande quantidade de dados, mas ainda com baixa capacidade de monitoramento da biodiversidade que se encontra abaixo do dossel das florestas tropicais. Para facilitar o registro de observações in loco dessa biodiversidade, armadilhas fotográficas com sensores de movimento ainda são bastante usados, embora bastante ineficientes e associados a um alto custo e difícil implementação, especialmente sob protocolos de longo prazo.

O Projeto Providence, criado pela colaboração entre pesquisadores do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, Universidade Federal do Amazonas, CSIRO (Austrália) e The Sense of Silence Foundation (Espanha) se propõe a inovar os sistemas de monitoramento, com a criação de uma ferramenta que permita e facilite o monitoramento em tempo real e em grande escala, beneficiando as comunidades locais, o setor acadêmico, governos e a sociedade como um todo. Para a fase 1 do Projeto, foi obtido apoio financeiro da Fundação Gordon & Betty Moore.

O sistema de monitoramento do Projeto Providence utiliza uma tecnologia de ponta que permite a identificação das espécies em tempo real, com sinais de imagem e som e com um sistema de comunicação de dados sem fio (ou seja, ampliando a capacidade geográfica dos usuários de acessar os dados, com baixo consumo de energia e com a possibilidade de integração de dados a outros sensores, como estações meteorológicas). Além disso, as informações coletadas pelo Providence podem ser acessadas a partir de uma plataforma web de acesso aberto, projetada para fornecer dados de forma atraente e agradável para pessoas de todas as idades e origens.

Leia mais sobre o projeto:

Contato: Dr. Emiliano Ramalho (emiliano@mamiraua.org.br)