Você está aqui: Página Inicial / Informações Gerais

Notícias

Informações Gerais

1. O que é o Portfólio?

O Portfólio é um instrumento que serve para subsidiar a atuação do MCTIC em ações de captação de recursos não orçamentários e dar mais visibilidade às oportunidades existentes de financiamento ao desenvolvimento científico e tecnológico.

2. Que critérios foram utilizados para sua elaboração?

O portfólio apresenta oportunidades de fontes nacionais (ou nacionalmente geridas) e internacionais que já foram acessadas ou que poderiam ser acessadas por instituições nacionais, ou seja, somente são incluídas no portfólio as oportunidades nas quais o Brasil é elegível.

3. Como deve ser utilizado?

O portfólio apresenta informações básicas para subsidiar a prospecção e identificação da fonte mais alinhada aos interesses do potencial projeto. É necessário atentar para a data de última atualização do Portfólio, uma vez que a operação desses fundos, fundações e agências pode ser bastante dinâmica.

4. Com que frequência o Portfólio é atualizado?

O monitoramento e a prospecção por novas fontes de financiamento serão atividades contínuas. Cada nova inclusão (ou exclusão) de uma possível fonte de financiamento irá gerar uma nova versão do Portfólio.

5. Quem é responsável pelo Portfólio?

O Departamento de Estruturas de Custeio e Financiamento de Projetos – DECFI, órgão pertencente à Secretaria de Planejamento, Cooperação, Projetos e Controle - SEPLA, é o responsável pela composição e atualização do Portfólio.

6. Quem pode acessar o Portfólio?

O Portfólio só pode ser acessado pelas unidades vinculadas ao MCTIC, mediante validação do cadastro de usuário e utilização de login e senha no portal. Cada unidade vinculada possuirá um ponto focal (cadastrado diretamente pelo DECFI) que será responsável pela informação sobre usuários internos à unidade. O portal que dá acesso ao portfólio também possui seções cujo conteúdo é de visualização exclusiva das unidades vinculadas ao MCTIC.

7. Como posso visualizar as seções de conteúdo exclusivo que estão no portal?

As seções de acesso exclusivo só podem ser visualizadas após o uso do login e senha que dão acesso ao portfólio. Após logar no ambiente interno do portfólio, clique em: Acesse o conteúdo exclusivo e tenha acesso ao conteúdo completo.

8. Tenho interesse em submeter uma proposta a uma fonte de financiamento mencionada no Portfólio. Como devo proceder?

Para informações sobre a formatação e submissão de projetos oriundos do MCTIC e de suas unidades vinculadas, por favor entre em contato pelo e-mail portfolio@mctic.gov.br

9. Posso contribuir com a composição do Portfólio?

Sim. Caso você tenha informações sobre fontes não listadas, ou queira mais informações sobre o Portfólio, por favor entre em contato pelo e-mail portfolio@mctic.gov.br