Você está aqui: Página Inicial / Conteúdo

Programa de Conservação do Tatu-Canastra

Pesquisa para a conservação de espécies da biodiversidade brasileira
publicado: 29/01/2020 15h32, última modificação: 29/01/2020 15h33


O programa de conservação teve início em 2010, com a pesquisa sobre a história natural e ecologia do tatu-canastra no Pantanal do Mato Grosso do Sul. Até o momento, diversos projetos contidos no Programa já geraram dados inéditos sobre a espécie (reprodução, hábitos alimentares, área de uso, genética, saúde, seu até então desconhecido e relevante papel ecológico), assim como ações concretas para evitar a extinção da espécie na Mata Atlântica e ações para educação ambiental. Tais dados, já contribuíram com o desenvolvimento de iniciativas para populações locais e planos de ação nacionais e resultaram em um banco de dados extremamente relevante para a conservação do tatu-canastra. 

O programa é liderado e desenvolvido pelo ICAS – Instituto de conservação de animais silvestres e conta com parcerias com mais de 30 instituições de pesquisa. A continuidade do Programa é assegurada a partir de 2019 com apoio da Whitley Fund for Nature.

Conheça mais sobre o programa:  no documentário “Hotel Armadillo” (https://www.pbs.org/wnet/nature/hotel-armadillo-about/15186/),  facebook:@projetotatucanastra e www.icasconservation.org.br

Contato: Dr. Arnaud Desbiez (adesbiez@hotmail.com/icasconservation@gmail.com)